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Estrutura Organizacional

  • Secretaria de Finanças

    Wanderlan Alves de Assis

    Telefone: 62 3527-1263

    E-mail: prefeitura@aracu.go.gov.br / wanderlanalvesassis@gmail.com

    Endereço: Praça XIV de Novembro, n°1, Centro

    Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h

    Competências
    Departamentos

    Lei Nº 487/2018 de Estrutura Administrativa – Art. 11 – […]


    III – Secretaria Municipal de Finanças;

    a) a formulação, a coordenação, a administração e a execução da política de administração tributária, fiscal e financeira do Município, a arrecadação, o lançamento e a fiscalização dos tributos e receitas municipais, bem como o aperfeiçoamento da legislação tributária municipal;

    b) a coordenação das atividades relativas à execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos da administração direta municipal e o estabelecimento e acompanhamento da programação financeira de desembolso, de conformidade com determinações da Lei da Responsabilidade Fiscal e normas legais pertinentes;

    c) a organização e a manutenção do cadastro econômico de contribuintes e a orientação quanto a sua atualização;

    d) a emissão de autos para inscrição na dívida ativa e a promoção da sua cobrança, mediante encaminhamento à Procuradoria Geral do Município, e o acompanhamento, controle e registro do seu pagamento;

    e) a promoção de estudos e a fixação de critérios para a concessão de incentivos fiscais e financeiros, tendo em vista o desenvolvimento econômico e social do Município;

    f) a realização das receitas e a destinação destes recursos aos outros órgãos municipais para que desenvolvam seus programas e ações governamentais, em observância aprovadas, os programas e projetos do Governo e as demandas sociais priorizadas na ação governamental;

    g) a proposição de normas e procedimentos para controle, registro e acompanhamento dos gastos públicos e a análise da viabilidade de instituição e manutenção de fundos especiais com a fixação de normas administrativas para seu funcionamento e controle de sua gestão;

    h) o processamento do pagamento de despesas e da movimentação das contas bancárias da Prefeitura, o repasse de recursos ao Poder Legislativo e formalização e controle das transferências constitucionais;

    i) o estabelecimento da programação financeira de desembolso, a uniformização e a padronização de sistemas, procedimentos e formulários aplicados utilizados na execução financeira e a promoção de medidas asseguradoras do equilíbrio orçamentário e financeiro das contas públicas municipais;

    j) o cadastramento, o acompanhamento e o controle da execução de convênios em que são convenentes órgãos ou entidades do Poder Executivo, bem como a avaliação sobre a fixação de contrapartidas que utilizam recursos humanos, financeiros ou materiais de órgãos ou entidades do Poder Executivo Municipal;

    k) difundir, junto à população, da necessidade de ação fiscal como estratégia integradora de todas as ações da administração tributária, visando à realização da receita necessária aos objetivos do Municípios.

    l) a coordenação, em conjunto com as outras Secretarias, da formulação e definição dos programas e projetos governamentais, da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, da Lei Orçamentária Anual e do Orçamento Plurianual do Município, observando as normas da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal;

    m) a orientação aos órgãos e entidades municipais sobre a proposição de seus orçamentos e a consolidação de propostas, bem como o controle, acompanhamento e execução do orçamento anual;

    n) o acompanhamento da execução orçamentária Municipal, mediante a manutenção de registros da utilização dos recursos orçamentários alocados ao atendimento das despesas de custeio e de investimento dos órgãos da administração Municipal;

    Departamento de Arrecadação e Fiscalização de Tributos

    Responsável: Clovis Carlos Barbosa

    Telefone: 62 3527-1263

    E-mail: prefeitura@aracu.go.gov.br / clovis_carlos5@hotmail.com

    Endereço: Praça XIV de Novembro, n°1, Centro

    Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h

    Departamento de Contabilidade

    Responsável: Thayrine Aguiar de Castro

    Telefone: 62 3527-1263

    E-mail: prefeitura@aracu.go.gov.br / thayrine.aracu@gmail.com

    Endereço: Praça XIV de Novembro, n°1, Centro

    Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h