Começa a Campanha contra a poliomielite e a multivacinação 2020

Começa hoje a campanha de vacinação contra a poliomielite e a Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente até 14 anos, em Araçu. Conforme as orientações do Ministério da Saúde, a campanha acontecerá até o dia 31 de outubro. No dia 17, será realizado o dia “D”, pela Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades de Saúde para reforçar a mobilização nacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, independentemente da quantidade de doses que já tenham contra poliomielite. Na Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente, o foco são todas as crianças de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Leave A Reply